Variáveis de Ambiente
Antes de explorarmos a utilização do Editor Avançado precisamos fixar alguns conceitos sobre variáveis. Variáveis são utilizadas para salvar dados que podem ser acessados e/ou manipulados posteriormente. As variáveis de ambiente são valores que não interferem com o código do programa e contém informações sobre o ambiente do sistema ou sobre o usuário conectado naquele momento.
No Builder podemos declarar dois tipos de variáveis: .user e .vars:
.user
Utilizamos essa forma de declaração para atribuir características ao usuário. Podemos salvar seu nome, seu telefone, seu CPF e outros dados pertinentes a ele utilizando essa nomenclatura. No Builder essas variáveis são pré-definidas. Exemplos:
Variável | Função |
---|---|
user.name | Armazenar o nome do usuário |
user.phoneNumber | Armazenar o telefone do usuário |
user.cpf | Armazenar o CPF do usuário |
user.email | Armazenar o e-mail do usuário |
.vars
Utilizamos para armazenar variáveis relacionadas ao sistema. Dentro do editor avançado do Builder podemos criar a variável com o nome que desejarmos. Aqui vão alguns exemplos:
- Em um fluxo onde o usuário escolhe uma opção no bloco múltipla escolha, podemos salvar essa escolha como uma variável vars.opcao para direcioná-lo a algum bloco ou exibir para ele a opção escolhida.
- Em outro cenário, podemos criar um jogo com perguntas e definir uma variável vars.tentativas para contar quantas tentativas o usuário precisou para acertar uma pergunta.